PUBLICADO EM: dicas para campistas

montando acampamento

se instalando…

Limpe o seu espaço, retirando pedrinhas, folhas e galhos. Estenda uma lona no chão para proteger o piso da barraca contra desníveis bruscos que possam romper o fundo da barraca, e ajudando a isolar a umidade do solo. Não deixe que partes desta lona sobrem para fora do piso da barraca – em caso de chuva a água escorrerá por ele, ficando entre a lona e o fundo da barraca, acumulando umidade, e obrigando você a secar isto na hora de desmontar.

Se for acampar em dias frios, coloque uma camada de jornal ou papelão no chão – ajudam a isolar do frio e da umidade. E acredite, molha mesmo!

Comece a montar sua barraca estendendo o piso sobre a lona e prenda as quatro extremidades com os espeques correspondentes. Estique bem. Prepare as varetas e prenda-as ao dormitório como for receitado em cada uma das diferentes barracas. Depois do dormitório, é a vez de prender a cobertura. É importante colocar todos os espeques e prender todas as amarras que a barraca possui, pois apesar de às vezes não parecerem necessárias, em caso de ventania, o equipamento poderá rasgar.

Estique bem! É importantíssimo que o pano externo(lona de nylon) nunca encoste no interno(de tecido), pois a água passará para dentro causando um enorme incômodo.

Quando saír estenda uma lona de cor clara por cima da sua barraca, se possível amarrando. Isto irá aumentar a vida útil da barraca, principalmente se esta for do tipo iglu. Para amarrar lonas ou outras coberturas, você poderá utilizar cordas do tipo sisal. São cordas baratas e se deixadas na natureza, são decompostas rapidamente e sem agredi-la.

Dormir à sombra… Procure analisar a natureza a sua volta e tentar fazer com que a sombra esteja na sua barraca, quando for o seu horário preferido de dormir. Lembrando que a barraca deve pegar sol, ao menos em algum momento do dia. Umidade e mofo são piores do que o sol.